Tecnologia na Educação: aprendendo e ensinando com as TICs
UNIDADE II
INTERNET,
HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
Atividade
2.1: Abra o documento “O que é hipertexto”, na página
da Wikipédia, sobre hipertexto que fica em
http://pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto. Ele será aberto no
navegador de internet do seu computador.
Atividade 2.2 : O que é hipertexto?
Elabore
uma conceituação sua sobre hipertexto, utilizando o que leu até
agora.
A proposta é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua. Procure, nas várias páginas que leu, alguns trechos pequenos que, em sua opinião, expressam de forma clara o que é um hipertexto. Poste-o na BIBLIOTECA no tema “Coisas importantes e significativas” , subtema: Atividade2.2., com o nome unidade2_2_hipertexto_seunome.
A proposta é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua. Procure, nas várias páginas que leu, alguns trechos pequenos que, em sua opinião, expressam de forma clara o que é um hipertexto. Poste-o na BIBLIOTECA no tema “Coisas importantes e significativas” , subtema: Atividade2.2., com o nome unidade2_2_hipertexto_seunome.
Atividade 2.3: Conhecendo e comentando trabalhos dos colegas.
1. Vá
à Biblioteca/Listar acervo,
escolha e leia 2
trabalhos dos colegas.
2. Os
trabalhos devem ser todos curtos, pois esta era a orientação.
Muitos terão copiado textos semelhantes, alguns talvez se pareçam
com o seu trabalho. Tudo bem, a ideia é mesmo que o grupo caminhe
para a construção de alguns consensos sobre o que é um
hipertexto.
3- Escolha 2 trabalhos que apresentem algo que lhe pareça interessante e faça comentários no FÓRUM “Comentando trabalhos dos colegas”, dizendo por que chamaram a sua atenção para que os próximos leitores possam compartilhar de suas observações. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com observações de muitos. Mas não se alongue, faça comentários breves, para que possam ser lidos rapidamente.
3- Escolha 2 trabalhos que apresentem algo que lhe pareça interessante e faça comentários no FÓRUM “Comentando trabalhos dos colegas”, dizendo por que chamaram a sua atenção para que os próximos leitores possam compartilhar de suas observações. O propósito é enriquecer um pouco cada um dos documentos com observações de muitos. Mas não se alongue, faça comentários breves, para que possam ser lidos rapidamente.
4- Leia
os comentários dos colegas. Se achar cabível, amplie ou replique os
comentários, ou modifique alguma coisa em seu texto original e
reenvie para a biblioteca. Aproveite os comentários de seus colegas
para tornar seu (hiper) documento ainda melhor.
Atividade
2.4: Criando um portifólio em
hipertexto, o seu
hiper-portifólio.
Você vai
criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai
registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as
coisas que descobrir e inventar. Mas nem tudo ficará nessa página.
Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre
cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas.
Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto que
reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse
documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos
estudos, inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua
produção e com links para cada novo trabalho produzido. Poderá
também incluir comentários e links para objetos digitais e outros
recursos que encontrar e cujo uso em educação lhe pareça
interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, esta
coleção de documentos será o seu portifólio, um conjunto de
documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu, as
reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se
deram as descobertas e etc. Salvar na Biblioteca/material do aluno,
Tema Portifólio.
Subtema:
Atividade 2.4
UNIDADE
2:
Atividade
2.5: Planejando uma atividade com hipertexto ou
Internet
1-O cursista terá que montar um grupo de trabalho de(duplas ou trios), com professores que tenham a possibilidade de se encontrar frequentemente e interesses similares e escolher temas relacionados a hipertextos com os quais gostariam de trabalhar.
1-O cursista terá que montar um grupo de trabalho de(duplas ou trios), com professores que tenham a possibilidade de se encontrar frequentemente e interesses similares e escolher temas relacionados a hipertextos com os quais gostariam de trabalhar.
2- Escolhida a dupla, planeje uma atividade para ser trabalhada com os alunos em que se use alguns dos recursos que tratamos nas atividades anteriores.
Ex:
Criação de páginas pessoais com links para coisas que tenham
interesse na internet; navegação e pesquisa na Internet.
3-
Publique na biblioteca com o tema: “Planejando
atividade com hipertexto”
Subtema- atividade 2.5. com
o nome – unidade2_ativ5_
seu nome.
4- No
FÓRUM – “Análise dos trabalhos dos colegas”, cada grupo
deverá analisar o trabalho de uma outra dupla. De posse dos
trabalhos dos colegas, cada grupo deve dar uma forma final ao que
planejou e reenviar para a biblioteca excluindo a anterior.
5- Cada grupo deverá experimentar a atividade com seus alunos. Não se esqueça de incluir na sua página inicial do portfólio. (Esta atividade será apresentada no encontro presencial).
Atividade
2.6: Execução da atividade planejada
O
professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da
dupla (ou os outros professores do trio) deve estar em sala como
observador, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida
pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se
comportam. Os Registros serão feitos na próxima atividade.
Atividade 2.7: O registro digital da experiência
Este
registro pode ser um texto, um documento multimídia ou um
hiperdocumento e deverá integrar o Portfólio de cada cursista. Se
puderem, façam ligações (links) deste trabalho para os que seus
alunos produziram. Relatem todo o processo.
Observe no link no blog quais os pontos a constar no registro descritivo do projeto.
Feito o registro digital, passem ao slide: ter feito o registro digital vai ajudar bastante na tarefa.
1- Publique na Biblioteca. tema: “Registro da experiência”. subtema: atividade 2.7 e também no Portal do Professor.
Atividade 2.8: Momento presencial
Apresentar
para os colegas no
encontro presencial a
experiência desenvolvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário