segunda-feira, 9 de julho de 2012


TECNOLOGIA AO ALCANCE DE TODOS
Há uma década, o computador em escola brasileira era privilégio da elite. Seu uso praticamente se restringia a processar textos e a internet era novidade absoluta. Atualmente esses recursos são os mais básicos de uma enorme gama de opções. As escolas públicas estão em sua maioria equipadas com laboratórios de informática, segundo o Ministério da Educação (MEC).
É notório o uso das novas tecnologias (TICs) pelas escolas, que aos poucos vão mudando a concepção de ensinar através da tecnologia. No entanto, percebe-se que muitos professores ainda são resistentes quando ao uso da tecnologia em sala de aula. Utilizam metodologias tradicionais que acabam dificultando o aprendizado e a interação entre os estudantes. Em geral, crianças e jovens sabem aproveitar por conta própria as oportunidades oferecidas pelo mundo digital, ainda que muitas das vezes, apenas como forma de entretenimento.
É visível a importância do professor como utilizador das novas tecnologias dentro da sala de aula, pois, as aulas serão mais atrativas e significativas para os alunos. A tecnologia produz conhecimento com base em um labirinto de possibilidades. “O computador trouxe novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar”, diz Silvia Fichmann, da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. É possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais. Ou criar páginas na internet para a garotada publicar seus textos e vídeos.
Por isso, devemos estimular o uso da tecnologia na escola e utilizar a internet como instrumento de aprendizagem, tendo o cuidado de informar aos educandos quando ao perigo de acessar sites que não são de confiança. Temos várias formas de chamar atenção do aluno para a aplicabilidade da internet como fonte de divulgação dos trabalhos escolares e incentivando  a pesquisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário