TECNOLOGIA AO ALCANCE DE TODOS
Há uma década, o computador em escola
brasileira era privilégio da elite. Seu uso praticamente se restringia a
processar textos e a internet era novidade absoluta. Atualmente esses recursos
são os mais básicos de uma enorme gama de opções. As escolas públicas estão em
sua maioria equipadas com laboratórios de informática, segundo o Ministério da
Educação (MEC).
É notório o uso das novas tecnologias
(TICs) pelas escolas, que aos poucos vão mudando a concepção de ensinar através
da tecnologia. No entanto, percebe-se que muitos professores ainda são
resistentes quando ao uso da tecnologia em sala de aula. Utilizam metodologias
tradicionais que acabam dificultando o aprendizado e a interação entre os
estudantes. Em geral, crianças e jovens sabem aproveitar por conta própria as
oportunidades oferecidas pelo mundo digital, ainda que muitas das vezes, apenas
como forma de entretenimento.
É visível a importância do professor
como utilizador das novas tecnologias dentro da sala de aula, pois, as aulas
serão mais atrativas e significativas para os alunos. A tecnologia produz
conhecimento com base em um labirinto de possibilidades. “O computador trouxe
novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar”, diz Silvia
Fichmann, da Escola do Futuro da
Universidade de São Paulo. É possível, por exemplo, estimular o raciocínio
lógico com jogos virtuais. Ou criar páginas na internet para a garotada
publicar seus textos e vídeos.
Por isso, devemos estimular o uso da
tecnologia na escola e utilizar a internet como instrumento de aprendizagem,
tendo o cuidado de informar aos educandos quando ao perigo de acessar sites que
não são de confiança. Temos várias formas de chamar atenção do aluno para a
aplicabilidade da internet como fonte de divulgação dos trabalhos escolares e
incentivando a pesquisa.
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